Couve-Flor

A couve flor, é uma das nossas couves preferidas, ainda por cima é super versátil, e sabem porque é que é um excelente alimento?

• A couve-flor é uma excelente fonte de vitamina C
• É uma grande fonte de fibra dietética e um bom fornecedor de folato (uma das vitaminas do complexo B)
• Contêm substâncias chamadas indóis que são responsáveis ​​pelo cheiro de enxofre que pode ser liberado se forem cozidas em demasia. Os cientistas estão a pesquisar a forma como os  indóis podem ajudar a proteger contra alguns tipos de cancro.
• Podem comer as couves cruas, para o reforço de vitaminas.
• 100g de couve-flor tem apenas 100kJ

Para guardar no frio sem ser molhada, dentro de um saco e com as cabeças para baixo.
Para comer e cozinhar a couve-flor:
Podem ser servidas cruas ou levemente cozidas no vapor, em sopas, caçarolas ou com molhos cremosos.

O que precisa:

1/2 (meia) cabeça de couve – flor ou de 2 a 3 pequenas
2 colheres de sopa de azeite bio
Sal marinho a gosto
1 dente de alho picado
Cebolinho picado a gosto
Raspas de 1 limão
Queijo Parmesão ralado
Sal marinho em flocos (opcional)

Para fazer:

*Remova qualquer folha da couve-flor e corte-a em pequenas arvorezinhas  aproximadamente do mesmo tamanho, para que cozinhem por igual e ao mesmo tempo.

*Aqueça o azeite  e o sal numa frigideira em fogo médio. Quando quente, adicione a couve-flor e vá mexendo até que estejam bem douradas. .

*Quando perceber que está praticamente pronta, nos últimos 30 segundos, adicione o alho, mexa bem e retire do fogo.

*Adicione a cebolinha picada, as raspas de limão, o queijo ralado, o sal marinho em flocos e misture.
Servir logo porque sabe melhor assim acabadinho de fazer!!

Comer Saudável é Mais Giro!!!

Cada vez se fala mais sobre este assunto, e sobre a frase de que somos o que comemos. Ultimamente tenho falado com alguns amigos e pessoas que vou conhecendo, sobre a alimentação das crianças. Vejo que muitas pessoas e pessoas próximas até dão muita comida processada aos filhos, desce as “bolachinhas”, até aos iogurtes com bonequinhos no rotulo, a sumos concentrados de fruta que parecem muito saudáveis, mas no fundo são só açúcar e conservantes.
Há sempre a questão de que mesmo que o meu filho leve comida saudável para a escola, os colegas vão levar coisas processadas , então o meu filho vai ser gozado e vai querer o que as outras crianças têm, porque é mais fixe comer comida processada não é tão cool comer saudável, aliás sabemos que o auge do fim de semana para muitas famílias é fazer uma refeição no macdonalds.
Como é que podemos inverter esta tendência?!
Acho que tudo passa pela educação social!! Divulgação, conversar com os miúdos e mostrar que comer bem dá muita pinta:0)
O Pé de Salsa está a dar aulinhas num colégio em Faro a crianças de 2 anos e meio a 3 anos. Nestas aulas estamos a criar uma horta, ou seja os miúdos fazem sementeiras, plantações nos canteiros que têm espaços livres, aprendem o nome das hortícolas e para que servem. O próximo passo será criar receitas e formas de comer estas iguarias de forma divertida:0)”Os concentrados de fruta são também muito ricos em frutose, e são uma das formas de fabricar purés para crianças. Dizem não ter açúcar, excepto o açúcar natural da fruta, mas de facto, têm uma quantidade superior ao que se obtém num  puré de fruta caseiro.” (Joana Moura et al, 2016, p.42)