Couve-Flor

Couve-Flor

A couve flor, é uma das nossas couves preferidas, ainda por cima é super versátil, e sabem porque é que é um excelente alimento?

• A couve-flor é uma excelente fonte de vitamina C
• É uma grande fonte de fibra dietética e um bom fornecedor de folato (uma das vitaminas do complexo B)
• Contêm substâncias chamadas indóis que são responsáveis ​​pelo cheiro de enxofre que pode ser liberado se forem cozidas em demasia. Os cientistas estão a pesquisar a forma como os  indóis podem ajudar a proteger contra alguns tipos de cancro.
• Podem comer as couves cruas, para o reforço de vitaminas.
• 100g de couve-flor tem apenas 100kJ

Para guardar no frio sem ser molhada, dentro de um saco e com as cabeças para baixo.
Para comer e cozinhar a couve-flor:
Podem ser servidas cruas ou levemente cozidas no vapor, em sopas, caçarolas ou com molhos cremosos.

O que precisa:

1/2 (meia) cabeça de couve – flor ou de 2 a 3 pequenas
2 colheres de sopa de azeite bio
Sal marinho a gosto
1 dente de alho picado
Cebolinho picado a gosto
Raspas de 1 limão
Queijo Parmesão ralado
Sal marinho em flocos (opcional)

Para fazer:

*Remova qualquer folha da couve-flor e corte-a em pequenas arvorezinhas  aproximadamente do mesmo tamanho, para que cozinhem por igual e ao mesmo tempo.

*Aqueça o azeite  e o sal numa frigideira em fogo médio. Quando quente, adicione a couve-flor e vá mexendo até que estejam bem douradas. .

*Quando perceber que está praticamente pronta, nos últimos 30 segundos, adicione o alho, mexa bem e retire do fogo.

*Adicione a cebolinha picada, as raspas de limão, o queijo ralado, o sal marinho em flocos e misture.
Servir logo porque sabe melhor assim acabadinho de fazer!!