Abóboras

Abóboras

Abóboras

Abóbora Patisson
Ligeiramente doce e saborosa tem um sabor muito especial. É rica em água, minerais, oligo-elementos, fibras e vitaminas A, B, PP, e C, é digestiva e diurética. Esta abóbora, por ser branquinha, é baixa em oxalatos, o que faz dela um legume de excelência para dar a crianças, jovens e adultos hiperactivos, com comportamentos do espectro do autismo, epilepsia, perturbações do foro neurológico ou com dificuldade em dormir à noite. É um legume de fácil digestão.Se for pequena e tenra pode cozinhar-se com a casca. Para descascar, se a pele for rija, cozer a abóbora a vapor durante 10 min.A abóbora Patisson, depois de removidas as pevides e retirada a casca é óptima para: cortar em tiras, temperar a gosto e cozinhar tipo batata frita; colocar em guisados ou estufados, tanto de carne como de vegetais; cortar em fatias com 0,5 cm de espessura, temperar com um pouco de sal, passá-la por ovo e pão ralado e levá-la a fritar em azeite. Servir com molho de tomate, polvilhado com queijo e ervas aromáticas; como acompanhamento de peixe cozido, depois de cozida em água e sal com outros legumes. Fica fantástica usada em puré. Para o efeito coze-se durante 12 min 50% de patisson com 50% de cenoura temperada com um puco de sal. Escorre-se bem a água e adiciona-se um generoso fio de azeite e passa-se com a varinha mágica. Resulta num delicioso puré para acompanhar peixe ou carne, muito apreciado por pequeninos e grandes. É óptima para colocar em sopas e, quando bem cozida, pode ser usada para engrossar molhos de forma natural. Também pode comer-se crua, ralada em saladas e em molhos. Conserva-se durante bastante tempo, em local fresco e seco.
Este texto foi retirado da página do Facebbok da BIOCOOP:
www.facebook.com/note.php?note_id=147145462027761
Abóbora Hokaido

É uma abóbora japonesa muito utilizada na cozinha macrobiótica pela sua excelentes propriedades nutritivas. Pode ser assada, estufada ou grelhada e a sua casca fina também é comestível.Tem um sabor adocicado e uma textura macia. Quando assada possui um aroma e um sabor semelhantes ao da castanha.A abóbora hokaido contém vitaminas A e B9, pró-vitamina A -(caroteno), aminoácidos, zinco, minerais e oligoelementos.É doce sem ser enjoativa, a sua casca é comestível e fica deliciosa combinada com alecrim. Esta receita é das receitas mais fáceis que há e um excelente acompanhamento para qualquer prato.

Ingredientes:

– 1/2 abóbora hokaido sem sementes e partida em fatias
– 2 ramos de alecrim desfeitos
– azeite a gosto

Como se faz a abóbora hokaido assada com alecrim?

1. Colocam-se as fatias de abóbora numa assadeira.

2. Rega-se com azeite, polvilha-se com o alecrim e vai ao forno pré-aquecido a 200º entre 20 a 30 minutos.

Depois de preencher a lista em excel devolva para o nosso email, e na próxima Quinta -Feira entregamos na morada que nos der:0)….
CABAZ PÉ DE SALSA €20: 
Por vezes há necessidade de substituir produtos, pois nem sempre há as quantidades que esperávamos, ou acontece alguma coisa que não estávamos à espera, enfim….tudo se resolve!!!
  • Alface
  • Abóbora
  • Beterraba
  • Beldroega
  • Cenoura
  • Courgette
  • Pimentos
  • Pimentos Padrão
  • Tomate Cereja
  • Ameixas
  • Cerejas
  • Cebolinho
  • Salsa